Sindhospi participa de nova audiência sobre repasse aos prestadores da rede credenciada Iaspi
Sindicato convocara assembleia

Sindicato convocará assembleia para deliberar sobre paralisação ou não dos atendimentos

O  Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi)  participou,  na manhã desta quarta-feira (04),  de mais uma audiência pública, no Procon, para tratar sobre o repasse  Ã  rede credenciada de prestadores de serviço, e, o não cumprimento do cronograma de pagamento pelo Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos  (IASPI).  A audiência foi mediada pelo Promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro.

Estiveram presentes na reunião representantes  da  Secretaria  Estadual da  Fazenda; representantes do IASPI/IAPEP; representantes de hospitais e clínicas, além do presidente do Sindicato, Dr.  Jefferson Campelo,  acompanhado do advogado  da entidade, Dr.  Thiago Brandim. Na ocasião, foram discutidas novas datas para que o Governo do Estado repasse ao IASPI/IAPEP  os recursos para a viabilização dos  pagamentos referentes aos meses em aberto (novembro e dezembro de 2017), mas o Sindicato não possui otimismo quanto ao cumprimento destes prazos, razão pela qual realizará uma assembleia  com os associados  para deliberar sobre uma provável suspensão dos serviços.

De acordo com o presidente do Sindicato, Jefferson Campelo, novas datas foram consignadas, mas a categoria não acredita que os pagamentos sejam feitos nos prazos propostos. “Em todas as reuniões anteriores fizemos vários acordos e nenhum deles foi cumprido. Portanto, há de se esperar que esse também não seja. A Secretaria da Fazenda propôs que pagaria o mês de dezembro até o dia 25 de abril e que pagaria o mês de janeiro até o final do mês de maio. Nós fizemos uma contraproposta para que eles efetuassem o pagamento do mês de dezembro até o dia 25 de abril e pagasse o mês de janeiro no final de abril, ou seja, dois meses em abril”, explicou o presidente.

Ainda segundo o gestor, o promotor entendeu que o Governo está cometendo uma improbidade administrativa e,  por isso, irá entrar com uma ação civil pública  na Justiça.   “O mais importante é que o promotor entendeu que há uma improbidade administrativa dos recursos que são consignados na folha do servidor público e ele vai entrar com uma ação para que esse recurso entre diretamente na conta do Iaspi”, declarou o presidente.

Os hospitais e clínicas da área de saúde do Piauí estão sendo penalizados sistematicamente com a falta do repasse por parte do Governo do Estado, e essa situação vem comprometendo, inclusive, a estabilidade financeira de muitas empresas. Desta forma, o SINDHOSPI tem buscado incessantemente a regularização dos pagamentos por parte do IASPI/IAPEP, a fim de manter a sobrevivência do setor.